Portugues. Galp: Compra de petróleo na Venezuela desbloqueado
Portugues. Galp: Compra de petróleo na Venezuela desbloqueado
A compra de um milhão de barris de petróleo pela GALP à Venezuela foi desbloqueada no âmbito da visita do ministro dos Negócios Estrangeiros português a Caracas, disse hoje à Lusa fonte diplomática.
O porta-voz do Ministério de Estado e dos Negócios Estrangeiros (MENE) disse que Paulo Portas, que começa hoje uma visita de dois dias à Venezuela, pretende «contribuir para abrir novas oportunidades de negócio».
Os dois países querem «trabalhar activamente» em sectores relacionados com «combustíveis, energia, obras públicas, portos, sector agro-alimentar, tecnologias da educação e tecnologias da informação», afirmou.
«O primeiro sinal da existência de um bom ambiente neste relacionamento foi o facto de se ter desbloqueado a compra de 1 milhão de barris de petróleo pela Galp. Em 2011 ainda não se tinha concretizado qualquer negócio do género, e este valor alimenta o programa petróleo por exportações. Ou seja, um valor entre 50 e 100 milhões de euros desta compra fica na Caixa Geral de Depósitos para apoiar e impulsionar as exportações portuguesas para a Venezuela», disse Miguel Guedes à Lusa.
Explicou ainda que esta visita a Caracas acontece na sequência de «trabalho diplomático discreto que decorreu ao longo dos últimos três meses».
«Para preparar esta visita, o ministro dos Negócios Estrangeiros teve dois encontros com o homólogo venezuelano Nicolau Maduro (um deles no Peru, por ocasião da posse do Presidente peruano ¿ reuniram-se na embaixada da Venezuela - e outro, durante uma escala de Nicolau Maduro em Lisboa há três semanas», afirmou o porta-voz do chefe da diplomacia portuguesa.
«A mensagem do novo governo português foi clara: Portugal quer ter as melhores relações com a Venezuela, onde vivem mais de 300 mil portugueses e a política de presença de empresas portuguesas na Venezuela é para manter e incrementar», disse o porta-voz.
Miguel Guedes anunciou que ficou acordado «reactivar a comissão mista Portugal-Venezuela que estava parada desde o início do ano e marcar a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros à Venezuela quando o trabalho prévio já fosse suficiente para abrir uma nova geração de oportunidades de negócio entre os dois países».
De acordo com a mesma fonte, «a comissão mista reuniu-se na passada semana no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Do lado venezuelano esteve o vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e do lado português estavam o secretário de Estado da Economia, Almeida Henriques, e o secretário de Estado-adjunto do MENE, Morais Leitão», afirmou.
«Participaram nesta reunião cerca de 65 empresas portuguesas» e ficou decidido fazer-se a «31 de Outubro uma segunda parte da reunião, desta vez em Caracas», disse.
Paulo Portas chegou «em simultâneo com uma missão empresarial do AICEP à Venezuela» e pretende «organizar em Caracas vários grupos de trabalho entre empresas portuguesas e ministérios e organizações venezuelanas», disse.
Sendo assim, Paulo Portas «convidou as empresas portuguesas, as da missão empresarial e as que já estão instaladas, para encontros na embaixada. O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros quer que as embaixadas sejam a vanguarda das exportações, da internacionalização das pequenas e médias empresas e que procedam à captação de investimento estrangeiro», concluiu.
Portugues. Galp: Compra de petróleo na Venezuela desbloqueado
Reviewed by luis
on
10/30/2011
Rating: